A riqueza dos sabores encontrados nos mariscos é fascinante. Creio que nunca degustei um que não tivesse gostado. O problema é que no Brasil, apesar de seu vasto e rico litoral, é muito difícil encontrar mariscos frescos, com excessão das ostras, massunins e outros poucos. Em Portugal e na Espanha, por exemplo, nem se pensa em comprar mariscos que não estejam vivos.
Mariscos devem ser comprados ainda vivos e nas conchas. Para saber se estão vivos, basta observar se suas conchas estão fechadas. Caso estejam abertas, bata umas nas outras e veja se elas se fecham. Quando se leva ao fogo, elas se abrem e as que se mantiverem fechadas devem ser descartadas. No caso das ostras e de outros mariscos que se comem crus, eles encolhem levemente quando se pinga algumas gotas de limão.
Nesta publicação, apresento-lhes Fettuccine com Mexilhões no Azeite e Ervas, um prato delicioso e simples de fazer, onde o objetivo é o de ressaltar o sabor desse marisco maravilhoso.
INGREDIENTES
- 250 g de massa tipo fettuccine
- 2 pimentas de cheiro (sem ardor) picadas
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena bem picada
- 2 tomates italianos picados
- ¼ de xícara de chá de folhas de tomilho
- ½ molho de coentro e de cebolinha picados
- 200 gramas de mexilhões na concha
- 100 ml de vinho branco seco
- ½ xícara de chá de azeite de oliva
- 50 gramas de manteiga
- Suco de 1 limão siciliano
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Em um caldeirão coloque 2 litros de água para ferver com sal. Acrescente a massa e cozinhe até ficar al dente (observe o tempo estimado na embalagem).
- Em uma tigela misture o tomilho, a pimenta, o coentro e a cebolinha. Reserve.
- Enquanto a massa cozinha, aqueça uma panela alta com tampa e em seguida coloque os mexilhões, adicionando parte da mistura das ervas com pimenta, um pouco de azeite e o vinho. Tampe a panela, sacuda para misturar bem e cozinhe por 3 minutos. Após esse tempo, descarte todos os mexilhões que se mantiverem com suas conchas fechadas.
- Em outra panela, doure a cebola e o alho em manteiga com azeite. Misture na panela dos frutos do mar e mexa por 2 minutos. Junte a massa escorrida, o restante da mistura da ervas com a pimenta, o tomate e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo bem. Sirva com parmesão à parte para quem preferir.
HARMONIZAÇÃO
Flávio Almeida
Como os peixes e frutos do mar são ricos em iodo, a atração pelo vinho branco com sua acidez é quase necessária sua harmonização, já que o vinho tinto com seu taninos causa uma sensação metabolizada ou desagradável.
Nessa Receita do Chef Mario pede um vinho branco leve e refrescante, onde a mineralidade e o sal se faz presente, pelo que podemos viajar pelo Chablis e Muscadet da França, Pinot Grigio da Itália, Semillon da Argentina, Chardonnay do chile, Orvieto ou Chenin Blanc da África do Sul e o nosso coringa Sauvignon Blanc da Nova Zelândia.