Camarão do Bar das Ostras
   Mário  Lôbo  │     20 de outubro de 2016   │     8:00  │  0

camarão-com-arroz2Durante meio século, o Camarão do Bar das Ostras foi um ícone da culinária alagoana. Com sabor único, sua receita foi criada por Comadre Oscarlina, proprietária e chef da casa. A receita e o modo de fazer foram ensinados apenas a suas filhas, que depois da morte da mãe passaram a tocar o restaurante até o ano de 2002, quando encerraram as atividades. Desde então os alagoanos e turistas ficaram órfãos da receita, até 2011.

Porém, em 2013, a Socôco registrou a receita como patrimônio imaterial de Alagoas, presenteando os alagoanos e dando publicidade. Vamos a receita.

Ingredientes:

Para o camarão: 1kg de camarão vila franca ou rosinha, 1 tomate, ½ cebola, 1/3 de pimentão verde,1 colher (sopa) de vinagre pimentão, ¼ limão, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 600 g de manteiga do sertão, 1/3 de maço de coentro, 2 colheres de extrato de tomate.

Para a Farofa: 01 cebola grande em rodelas, 1/3 xícara de óleo, 1/3 de extrato de tomate, 200gr de manteiga do sertão, 1 colher de sopa de colorau, 1 ½ de farinha de mandioca quebradinha e sal a gosto.

Preparo do camarão:

Coloque os camarões em água fervente e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire-os e descasque-os.

Leve-os novamente a água com um pouco de sal. Deixe ferver por 5 minutos e reserve.

No liquidificador bata tomate, cebola, pimentão, coentro, vinagre e extrato de tomate. Coloque o molho numa panela e leve ao fogo baixo com azeite e limão. Cozinhe por 10 minutos, mexendo sempre. Coloque a metade da manteiga, continue mexendo e acrescente o resto da manteiga. Só junte os camarões por último para manter a suculência. Deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo.

Preparo da farofa:

Em uma panela doure a cebola no óleo. Acrescente a manteiga, o extrato de tomate e o colorau e mexa até dissolver. Aos poucos, vá colocando a farinha, sempre misturando com a colher. Corrija o sal.

Além do camarão e da farofa, acompanha o prato arroz e salada de tomate com cebola e coentro.

Dicas:

Camarão – tem quer ser o vila franca ou o rosinha.

Manteiga – a caseira do sertão.

Altura do o fogo – Tem que ser baixo.

Farofa – Use a farinha quebradinha

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *