A história do pão de queijo
   Mário  Lôbo  │     20 de outubro de 2016   │     8:00  │  0

pão de queijoUm hábito mineiro que acontece toda vez que amigos se encontram na cozinha de uma casa mineira da roça para jogar conversa fora é apreciar o pão de queijo assado no fogão a lenha e preparado com ingredientes produzidos na própria fazenda, servido ainda quentinho com um cafezinho. Hoje, mesmo sendo o pão de queijo tão conhecido e vendido em todos os lugares, se você conhecer algum mineiro e for visitá-lo certamente terá a chance de se deliciar com o pãozinho feito na hora especialmente para você.

O Pão de Queijo possui origem incerta. Especula-se que sua criação ocorreu em meados do século XVIII, em paralelo a época da escravidão, onde nas fazendas mineiras era de costume servir aos senhores o pão com café. No entanto a farinha que chegava as fazendas da época não era de boa qualidade, e assim, para fazer seus pães, as cozinheiras passaram a substituir a farinha por polvilho, criando os primeiros pães de queijo mineiro.

A Receita foi se espalhando por todo o país e se tornou popular a partir da década de 50. Hoje, países como Estados Unidos, Portugal, Itália e Japão importam o delicioso pão de queijo brasileiro.

Apesar de ser denominado como “pão”, o pão de queijo consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo, de consistência macia e elástica, existindo pequenas variações.

Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito – bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Mas o que dá a sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.

A gordura – banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina – funciona como um lubrificante molecular, contribuindo para a textura elástica da massa. O ovo contribui com a cor e seu sabor.

O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponibilidade. Os mais utilizados são mussarela, parmesão, sendo os mais tradicionais o queijo minas curado e queijo minas padrão. O queijo dá o sabor típico do pão de queijo, daí seu nome.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *