Como surgiu o pastel?
   Mário  Lôbo  │     19 de outubro de 2016   │     8:00  │  0

pastelExistem algumas hipóteses para a origem do pastel brasileiro.
Uma linha de pesquisa cita que o pastel tal qual conhecemos hoje deriva dos rolinhos-primavera, da culinária chinesa, e dos guiozas da culinária japonesa. Para esses pesquisadores, os pastéis brasileiros foram inventados por imigrantes chineses no Estado de São Paulo por volta de 1890 , que adaptaram a receita original dos rolinhos-primavera aos ingredientes que tinham disponíveis no Brasil, e os japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, difundiram o prato, abrindo pastelarias no intuito de se passarem por chineses para se livrarem da discriminação que havia na época em razão da guerra.

Porém, outra linha de pesquisa leva a crer que o pastel frito, tipicamente brasileiro, é originário da Europa, onde havia várias receitas de massas ou pães recheadas e levadas ao forno ou cozidas, denominadas pastéis. Mais especificamente, crê-se que o prato tem suas raízes em Portugal, onde há registro de uma receita de camarão envolto em massa crocante e frita, datada de 1680.

Há também quem diga que, durante viagem ao Oriente no início do milênio, os jesuítas levaram a receita dos rolinhos-primavera secretamente a Portugal. Na volta, eles mudaram os ingredientes e o transformaram em um quitute doce, feito com ovo e recheio de amêndoas. Por esse motivo, pastelaria significa doceria no país.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *