Ingredientes Especiais – Trufa Pt.2
   Mário  Lôbo  │     9 de setembro de 2016   │     8:00  │  0

TRUFAS DE VERÃO
A trufa de verão ou trufa da Borgonha cresce por toda a Europa. São relativamente largas, indo de 2 a 10 centímetros de diâmetro. A variedade aestivum é colhida entre junho e setembro, trufas-450x376enquanto a safra da uncinatum vai de setembro a dezembro.7

COMO GUARDAR TRUFAS

A melhor forma de preservar uma trufa é mantê-la com a camada de terra que ela é vendida. Não pense em limpá-la para guardar. Só a limpe no momento em que for usar.

COMO E COM O QUE USAR

O grande trunfo de um prato com trufas é incrementar o aroma do alimento. Por isso, ela deve sempre ser usada crua, normalmente ralada sobre combinações que não encubram seu sabor. Para não errar pense em preparos neutros. Entre as carnes, o filé mignon, a alcatra e a picanha caem bem com trufas. Costela, não. Entre os peixes, prefira a tilápia ao salmão ou à anchova. Entre os risotos, o de parmesão é o mais indicado a receber as lascas de trufas raladas.

A combinação perfeita dos pratos com trufa é o ovo frito. Isso mesmo. O mais singelo e popular dos alimentos é o que se casa melhor com o mais raro deles. Foi como tempero para o ovo frito que a trufa surgiu séculos atrás entre camponeses italianos. Muita experimentação já foi feita com trufas. Nenhuma foi tão feliz quanto à primeira. Essa talvez seja uma das únicas unanimidades encontradas entre diferentes cozinhas. Na francesa, na italiana ou na japonesa, a trufa com gema mole produz um sabor imbatível. É possível pedir ovo frito como prato principal nos restaurantes italianos mais caros e badalados se ele for acompanhado de trufas.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *