Ingredientes Especiais – Trufa Pt.1
   Mário  Lôbo  │     6 de setembro de 2016   │     8:00  │  0

06TRUFAS NEGRAS
As trufas possuem várias espécies e variedades, diferenciando na potência do sabor, do aroma, e no tamanho. No caso das trufas negras, elas são menos raras que as trufas brancas, porém, trufamais resistentes à conservação, e mais firmes ao toque.
Nos últimos anos as trufas negras estão cada vez mais escassas, e segundo cientistas, o grande motivo são as constantes mudanças climáticas do planeta. Apesar do universo das trufas ainda estar em estudo e ser muito pouco entendido, sabe-se que solos úmidos e frio moderado são condições ideais para o desenvolvimento dos fungos.

As trufas negras são encontradas ao largo de França, Espanha, e Itália, países responsáveis por quase todo o mercado (45%, 35% e 20%, respectivamente). Sua região mais célebre é o Condado de Périgord. Em relação às trufas brancas, exalam aroma menos acentuado, superfície mais rugosa e são mais resistentes ao manuseio. O quilo custa em média 700 dólares e pode chegar a 2.000 dólares.
A temporada das trufas negras do Perigord é sempre de novembro a março, na estação fria europeia. O auge da temporada é em janeiro, onde é possível encontrar exemplares com a concentração máxima de sabor e aroma. Trufas negras existem de vários tipos, porém as mais valorizadas, desejadas e melhores são as encontradas na França.

As trufas negras estão entre os ingredientes mais desejados do mundo. Assim como as trufas brancas, trata-se de um raro fungo que se desenvolve naturalmente nas raízes das árvores, adquirindo todas as características do espaço em que se encontra, relação essa chamada de “terroir”. Usada sempre para finalizar e compor um prato, a trufa negra é um ingrediente de personalidade forte, e que realça o sabor de uma comida da melhor maneira possível. Sabor único que provém exclusivamente da natureza, sofrendo influências das características do lugar em que estão, tornando esse ingrediente ainda mais fantástico e admirável.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *