Ingredientes Especiais – Trufa
   Mário  Lôbo  │     31 de agosto de 2016   │     8:00  │  0

A Trufa é um dos ingredientes mais espetaculares da culinária mundial. É Trufas-portadaconsiderada por
muitos Chefs italianos como “O Diamante da Culinária”. Este fungo possui espé
cies que têm sabor e aroma extremamente agradáveis, sendo consumido pelo ser humano há mais de três mil anos. Hoje, seu uso na culinária é principalmente em massas, pães, risotos e queijos, mas podem também ser encontradas misturadas a azeites, manteigas e cremes.
A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raizes de árvores como o carvalho e a castanheira. Possuem aspecto de mármore negro e bege. Adquirem tamanhos variados, podem ser pequenas, grandes, circulares ou irregulares. Fatores como temperatura, umidade, grande quantidade de água e composição do terreno são fundamentais para o desenvolvimento deste fungo. Cada variedade demanda por um clima específico.
O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas. A colheita é feita recorrendo a porcos ou cães adestrados que as podem localizar por meio do olfato.

CARACTERÍSTICAStrufas245

As Trufas crescem ao criar uma relação de simbiose com as raízes de árvores, que incluem aveleiras, castanheiras, carvalhos e salgueiros. Na trufa branca, sua cor é amarelo sujo, indo para o bege, lembrando marfim velho. A superfície é lisa. A trufa negra é enrugada, com uma cor negro-amarronzada.
TIPOS
Existem vários tipos de trufas, mas iremos destacar três deles: as negras, as de verão e as trufas brancas. Nas próximas postagens vamos discorrer mais sobre cada uma delas.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *