Ingredientes Especiais – Flor De Sal
   Mário  Lôbo  │     17 de junho de 2016   │     9:18  │  0

Se você gosta de cozinhar e de passear os olhos pelas prateleiras de empórios gourmet, já deve ter visto e talvez até usado a Flor de Sal.  Com o crescimento dos amantes da boa culinária, o número de produtos e casas especializadas também vem aumentando e muito no Brasil, e a oferta e uso da Flor de Sal é um exemplo disso.

 

A flor de sal é uma iguaria gastronômica muito utilizada na culinária internacional. É considerado o mais puro sal. São os primeiros cristais de sal que se formam e continuam na superfície das salinas, antes que se depositem no fundo e se forme o sal marinho. A retirada é feita delicadamente para que os cristais de sal não afundem.

 

Ela é produzida em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Dentre as mais conhecidas são as de Guérande, na França, e do Algarve, em Portugal.

 

2 (177)-min
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Como todo sal, deve ter seu consumo moderado, mas com certeza tem mais benefícios que o sal comum, e possui aproximadamente 84 elementos que fazem super bem à saúde. O uso adequado pode controlar a pressão arterial. Além disso, possui minerais essenciais ao organismo, além de evitar as altas doses de aditivos usadas no sal refinado industrializado. Sequer passam por lavagem.

 

Também é fonte natural de ferro, zinco, iodo, magnésio, flúor, sódio, potássio, cálcio e cobre. Todos esses minerais permanecem, pois o sal não passa por nenhum processo posterior à sua retirada do mar.

 

SEU USO NA CULINÁRIA

 

A flor de sal pode ser utilizada como tempero para destacar o sabor dos pratos. Indica-se pegar alguns cristais com as mãos e colocá-los sobre o prato já finalizado, o que faz com que fique muito mais saboroso, além de ficar com um visual mais bonito e elegante. Pode ser usada em peixes, carnes, verduras, ou para finalizar e dar sabor em qualquer receita. Não se aconselha levar ao fogo porque perde a textura crocante. Ela também deve ser usada em pouca quantidade, porque o sabor é bem concentrado. Em relação aos outros tipos de sal, suas propriedades e sabor são infinitamente superiores.

 

E lembre-se sempre: O sal deve salientar o sabor original do alimento, e não dar sabor a eles.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *